“Escrever é horrível” dizia-me uma das mulheres que mais admiro profissionalmente e pessoalmente, com quem tenho o privilégio de partilhar em intimidade. “Escrever também é maravilhoso... maravilhoso e horrível”, despejava-me sem hesitação uma das jovens escritoras mais bem-sucedidas em Portugal. “Eu acho que os grandes escritores não são obrigatoriamente os que têm maior talento, os grandes escritores são aqueles que conseguem aguentar a tortura que é a fragilidade de escrever enquanto sentimos que o que estamos a pôr no papel não é nada de especial”.
Angela Lee Duckworth (que poderão ouvir na TED em baixo) descobriu que o factor que melhor prediz o sucesso não é o o QI, nem a a inteligência social, nem o aspecto físico, nem a saúde... é a perseverança (em inglês, grit, um termo de difícil tradução que no vídeo em baixo surge como determinação). Ou seja, se quiseres adivinhar quem num grupo tem maior probabilidade de vir a ter sucesso no futuro, aposta na pessoa com maior perseverança. A maior capacidade de persistir dia após dia, durante anos a fio, a trabalhar no duro para tornar um sonho realidade. A maior capacidade de suportar o 'horrível' sem desistir, como diria a minha amiga escritora.
O antídoto para esta epidemia, proposto pela mesma investigadora, é o Growth Mindset, uma atitude mental de crescimento. Por outras palavras, podemos ser salvos pela crença de que as qualidades e talentos que temos ou queremos adquirir podem ser desenvolvidas através de dedicação e trabalho árduo, e que as capacidades com que nascemos são apenas o ponto de partida (mais sobre estas duas atitudes mentais aqui).
Assim, em que acreditas tu? Melhor ainda, no que é que escolhes acreditar a partir de hoje?
Que possas adoptar uma atitude mental de crescimento e acreditar que podes sempre melhorar.
Tua Coach,
Mina
PS: Parece-te difícil de fazer sozinho? Talvez precises de uma Coach! Experimenta marcar uma sessão gratuita comigo, clica aqui
PS 2: Se precisares ver por ti para acreditares no que eu e os cientistas te estamos a dizer, aproveita a desculpa para conhecer o trabalho da super talentosa Joana Bértholo, clicando aqui