Mas não tomou. Foi travada por John Carreyrou, o premiado jornalista do Wall Street Journal que descobriu a fraude. Afinal o prodigioso teste não conseguia avaliar mais de 15 análises, e os resultados pouco fiáveis obrigaram à retracção de resultados clínicos de milhares de pessoas. Muitas mentiras depois, Elizabeth Holmes está hoje em dia a responder a múltiplos processos judiciais, tendo sido para já banida de exercer qualquer actividade na área dos cuidados médicos durante 2 anos.
Moral da História: as aparências iludem. A narrativa pública das figuras de sucesso deixa muitos pedaços de verdade de fora. Este exemplo é um bom lembrete disso. Mas há outros.
Considerado um dos Britânicos mais influentes da história, Winston Churchill foi o primeiro ministro britânico que ajudou o país a atravessar a segunda guerra mundial e foi também historiador, artista e escritor, tendo inclusive ganho o prémio nobel da literatura. Mas este homem que mantinha uma frente impertubável perante as tropas, a população e a ameaça nazi, sofria na sua intimidade com o desespero dos episódios de depressão recorrente e prolongada que o assaltavam.
Mahatma Gandhi, o homem que liderou a India até à independência recorrendo apenas a desobediência civil não-violenta e inspirando assim movimentos pelos direitos civis em todo o mundo, tinha ataques de pânico. A cantora Adele, que já foi premiada com dez Grammy Awards, oito Brit Awards, um Golden Globe Award e um Oscar, sofre de medo do palco, já tendo fugido de um concerto pela escada de incêndio. Steve Jobs, criador da Apple e pioneiro na inovação tecnológica era, além da sua criatividade, conhecido também pelo seu mau-feitio e carácter duvidoso.
Hoje quis falar-vos deste fenómeno porque de vez em quando vejo-o perturbar os meus clientes, quando as histórias de sucesso, em vez de inspirar, levam a que as pessoas se maltratem com comparações. Também te acontece? É bom manter presente que as narrativas que vêm a público são apenas uma parcela do bolo e que, diz o bom-senso e a História, até as ascensões fulminantes de sucesso e fortuna estão repletas de medos, inseguranças, angústias e até, nalguns casos, fraudes e mentiras. Estás a progredir a passos lentos e cheios de percalços? É mesmo assim, não te preocupes, estás a ir bem. Não penses que vais mal porque te parece ser mais fácil para os outros. É muito provável que não seja.
Que o sucesso e o génio dos outros te inspire, mas não te iluda!
Tua Coach,
Mina