Olhando para trás, é fácil "ligar os pontos" e encaixar as peças do puzzle dos vários caminhos e encruzilhadas da nossa vida, de forma a que tudo se encaixe - tão universalmente fácil que tem direito a nome científico e tudo! Chama-se Viés Retrospectivo. A psicologia (e outras disciplinas que se têm dedicado à ciência cognitiva) tem identificado padrões do nosso funcionamento cognitivo (mais sobre isto em breve), que interferem na nossa compreensão objectiva da realidade e um deles é o Viés Retrospectivo, ou seja, a sensação de certeza sobre o desfecho de uma situação, que surge depois do desfecho ter acontecido (vulgo, "Eu já sabia que isto ia acontecer!").
Se nunca viste o inspirador discurso do Steve Jobs sobre "ligar os pontos" à posteriori, aconselho-te vivamente que não o percas! (clica no botão do canto inferior direito para activar as legendas em Português do Brasil)
|
|
Ora, este viés convida-nos a acreditar que teria sido fácil "ligar os pontos" antes do desfecho. E não é! Não foi para o Steve Jobs quando se inscreveu na aula de caligrafia e não é para mais ninguém. E isto, ao contrário do que pode parecer, é muito encorajador! Todos sabemos que arrancar um dente do sizo é difícil e desagradável. Quando temos que o fazer, se calhar certificamo-nos que o dentista é de confiança, que temos analgésicos em casa, que podemos não ir trabalhar se necessário e talvez até compremos uma gigante caixa do nosso gelado favorito.
Quando procuramos respostas para perguntas tão importantes como "de que forma poderei eu assumir e expressar a minha Singularidade?", é importante também mentalizarmo-nos que a viagem pode ser longa, precisa de preparação e cuidados e merece a nossa atenção e energia. Pede que te debruces sobre a tua história, sobre a pessoa que tens sido e sobre a pessoa que te queres tornar. Pede que mobilizes compaixão por todas as partes que tens dentro de ti, e lentamente comeces a tecer a teia que as liga para esboçar o caminho.
O meu presente de hoje para ti é a seguinte sugestão: não rejeites as coisas que te parecem menos interessantes ou que não encaixam. Muitas vezes é lá que se encontra a pedra angular da resposta - aquela peça tão importante que suporta toda a restante estrutura.
Abraça a tua Singularidade!
Tua Coach,
Mina
PS: Precisas de provas de que é possível juntar peças improváveis para compor o teu caminho de Singularidade? Como ligar pontos feitos de ratos+África+contribuir para um bem maior? Descobre aqui! E cegueira+elefante+mudar o mundo? Descobre aqui!