Se há fenómeno que ilustra na perfeição a natureza contraditória do ser humano é a existência de pessoas que são desenvoltas e determinadas em todas as áreas da sua vida... à excepção do Amor, onde se tornam passivas e resignadas! O 'Amor Acontece' não é uma lei universal da física, é o nome de um filme (título original: Love Actually).
|
|
Quem já fez coaching comigo sabe que um Life Coach não te diz o que fazer (se não sabes porquê, podes descobrir aqui) – mas tenho conhecido tanta gente desesperada neste tema que vou abrir uma excepção e listar umas ideias – para te inspirar! Que podes tu fazer para encontrar o Amor? Aqui vai:
|
- Uma resposta frequente à pergunta anterior é 'sou muito exigente'. Onde estão as tuas expectativas sobre o Amor e pessoa por quem imaginas que vais finalmente apaixonar-te? A segunda coisa que podes fazer para 'acontecer ao Amor' é questionares-te se estás à procura de um ser humano ou de um unicórnio. Não quero incentivar-te a escolheres uma pessoa 'qualquer' nem a acomodares-te a alguém com quem não és feliz. Mas convidava-te a questionares-te se estarás tão fixado na tua visão, que te tornaste impermeável à possibilidade de seres surpreendido pela beleza inesperada das pessoas com quem te vais cruzando. Mais ainda, convidava-te a questionares-te se, em alguma medida, a tua exigência poderá ser uma forma inconsciente de te protegeres, de não correres o risco de tentar outra relação. Se já ouviste os teus amigos dizer mais do que uma vez que tens a fasquia muito alta, vale a pena olhar para isso.
- Que características tem a pessoa por quem te apaixonarias? Quais são os seus interesses, que actividades gosta de fazer a pessoa que gostavas de ter como parceiro? A terceira coisa que podes fazer para 'acontecer ao Amor' é ir aos sítios onde podes conhecer pessoas que gostam daquilo que tu valorizas! Mas não fiques congelado na tua zona de conforto! Por exemplo, se o que adoras fazer são caminhadas sozinho na natureza, mas ainda assim adorarias partilhar essa actividade com a tua cara-metade – então está na altura de fazer uma concessão e começar a experimentar caminhadas em grupo onde podes conhecer outras pessoas com esse interesse! Estás a ver onde quero chegar?
- A minha quarta e última sugestão para te lançares a 'acontecer ao Amor' é pedires aos teus amigos e/ou familiares que te apresentem pessoas que poderiam ser compatíveis contigo. Ok, eu reconheço que é arrojado, respira fundo! Quem mais qualificado para te apresentar uma pessoa que te vai Amar, do que as pessoas que já te Amam e te conhecem melhor? Que tens a perder? Melhor, não tens mais a ganhar que a perder? Podes dar-lhes uma lista das características da pessoa que gostavas de conhecer, ou podes aproveitar o fenómeno milenar dos 'casamentos' arranjados e descobrir se os teus 'casamenteiros' e um bocadinho de pensamento fora-da-caixa te trarão a pessoa que queres para ti.
E o meu último argumento é este trecho com os meus 37 segundos preferidos da poetiza Maya Angelou (transcrição em Português em baixo***).
|
|
Que encontres em ti a coragem de 'Acontecer ao Amor',
Tua Coach,
Mina
* Há milhares de livros publicados sobre relações, e neste âmbito vale a pena pesar bem a idoneidade de quem escreve. Se eu tiver que escolher um único autor para te sugerir, parece-me que John Gottman é incontornável. Professor Universitário e investigador com décadas de trabalho na área das relações, as suas conclusões são tão impressionantes, quanto práticas de aplicar na nossa vida. O livro '7 Princípios do Casamento' encontra-se traduzido em português, mas existem muitos outros disponíveis em Inglês.
** Já falei tantas vezes de feed-back nos meus artigos, que já decidi que o próximo artigo vai ser precisamente sobre este tema! Podes lê-lo clicando aqui.
*** "Amar. O amor é uma condição tão poderosa... Pode ser que seja isso que segura as estrelas no firmamento. Pode ser que seja isso que empurra e impele o sangue nas veias. Coragem. Tens de ter coragem para amar alguém. Porque estás a arriscar tudo. Tudo." Maya Angelou