Contar Bençãos
Ingredientes:
Preparação:
|
estatísticas da receita:
Dificuldade: fácil Tempo: 5 minutos diários durante uma semana Custo: zero Calorias: muitos KCal de felicidade "Conta as tuas bençãos em vez de ovelhas", pela voz de Bing Crosby - este post tem acompanhamento musical, para ouvires clica no vídeo em baixo: |
Resultado esperado:
Vários cientistas, ao longo de vários anos, investigaram o impacto da gratidão nas nossas vidas e as conclusões são consistentes [1]: contar as tuas bençãos regularmente deixa-te mais feliz e satisfeito com a vida. Entre os efeitos extraordinários associados a este exercício estão a redução dos sintomas de depressão até 6 meses após o exercício (para aqueles que decidem continuar para além da primeira semana).
Esta receita básica dá resultados fabulosos! A partir daqui tem surgido variações artísticas super criativas. Para inspirar os cozinheiros mais aventureiros, ou para quem precisar de provas que funciona, deixo-vos o testemunho da Hailey Bartholomew[2]:
Muito obrigada por me acompanhares no meu artigo!
Tua Coach,
Mina
[1] Se quiseres aprofundar estes temas encontrarás muita informação num dos livros essenciais da Psicologia Positiva: Peterson, Christopher; A Primer in Positive Psychology (2006), Oxford University Press. Se quiseres aprofundar mesmo a sério, este artigo de revisão do tema publicado na Clinical Psychology Review é um bom começo: Wood, A. M., et al., Gratitude and well-being: A review and theoretical integration, Clinical Psychology Review (2010), doi:10.1016/j.cpr.2010.03.005.
[2] Nota que o impacto do projecto da Hailey Bartholomew ainda não foi testado cientificamente, por isso os resultados poderão não ser assim tão eficazes com toda a gente. Para resultados com melhor garantia, tenta a receita básica primeiro!