
Brasil. Rio de Janeiro. Favela do Jacarezinho. Flordelis nasceu e foi criada num mundo de tráfico de droga e muitos vícios. Aos 14 anos, perdeu o pai e o irmão num acidente de carro. Trabalhou numa padaria e como professora primária. Teve três filhos que de um primeiro casamento que acabou. Conheceu a dor, a solidão e o desespero.
Um dia decidiu fazer mais para mudar o que se passava à sua volta: começou a sair de casa para tentar ajudar as crianças que estavam já viciadas em droga. A sua vida mudou radicalmente quando conseguiu salvar um adolescente de 13 anos que tinha sido apanhado para ser fuzilado pelos traficantes, oferecendo a sua própria vida como garantia – desde então nunca mais parou de ajudar.
Primeiro chegaram 5 adolescentes que queriam mudar de vida e sair do tráfico. Depois uma bebé de 15 dias que tinha sido abandonada no lixo. E finalmente, na sequência de um massacre de crianças, alguém levou 37 crianças à sua porta numa imprevista madrugada – Flordelis acolheu-os a todos de uma assentada.

Obedeceu à primeira ordem de entregar uma das crianças, só para a ver assassinada pelo pai biológico duas semanas mais tarde. A recusa em entregar qualquer outra criança deu origem a um mandato de prisão, o que a levou a fugir com todas as crianças. Escondeu-se durante quatro meses até serem descobertos e terem que fugir outra vez. Dormiram na rua. Os jornais falavam da assustadora mulher que tinha raptado 46 crianças. Flordelis tentou novamente vir a público contar a sua história e desta vez uma advogada sensibilizou-se e ofereceu ajuda. Um novo juiz percebeu a situação e deixou-a ficar com as crianças, na condição de viverem uma casa maior e com melhores condições. Começou aí o moroso processo de adoptar oficialmente cada uma das crianças.
O filme "Flordelis - Basta uma Palavra Para Mudar" conta a história desta extraordinária Mãe, que participa no seu próprio filme como protagonista. Estreou em Outubro de 2009 e conta com a participação de grandes actores Brasileiros.
|
|
Em 2010 tornou-se pastora Evangélica e cantora de Gospel. Na Igreja justaposta à sua casa, recebe centenas de fiéis e presta assistência social a mais de 200 jovens carentes no violento Morro da Chumbada, através do Instituto Flordelis. Há aulas de música, dança e natação, explicações, uma piscina. Nos planos está a construção de uma creche e um centro de reabilitação para jovens com problemas de adição. Dois empresários pagam metade das despesas mensais, a outra metade vem dos rendimentos de Flordelis como cantora. Nos meses em que o orçamento está apertado, conta com a ajuda dos amigos que apoiam o projecto.
Última contagem: 55 filhos, 4 dos quais biológicos. Como qualquer outra mãe, Flordelis quer mais para os seus filhos do que apenas mantê-los vivos e longe do tráfico de drogas: faz questão que completem a sua educação ao nível do ensino superior e que se tornem cidadãos plenos. Até agora já conta com estudos em direito, enfermagem e engenharia.
O relato desta inspiradora história pela boca de Flordelis e dos outros protagonistas:
Muita inspiração para este dia da Mãe,
Tua Coach,
Mina